A chuva não deve dar trégua neste domingo (20/2) em Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil, o dia promete temporais de até 40mm começando pela madrugada, com raios e ventos fortes, que podem atingir 60 km/h, especialmente pela manhã, até 8h.
Durante o temporal, o órgão recomenda à população alguns cuidados, tais como: evitar áreas de inundação e o tráfego em pontos de alagamento (sobretudo perto de córregos e ribeirões), não atravessar ruas alagadas, não deixar crianças brincando nas enxurradas, não estacionar veículos debaixo de árvores, além de distância de cabos elétricos rompidos. Em caso de raios, outra recomendação é não permanecer em áreas abertas, nem usar equipamentos elétricos.
Vítimas
Trinta pessoas morreram em decorrência das enchentes desde outubro em Minas. O balanço foi foi atualizado pela Defesa Civil neste sábado (19/2).
O total de vítimas deste verão já é maior que o registrado no verão passado, quando 22 pessoas morreram em decorrência das inundações. Só entre 8 e 13 de janeiro deste ano, foram 19 mortos.
Os três últimos óbitos são de uma mesma família em Caratinga, na Região Leste do estado, após desmoronamento de um barranco, na madrugada desta sexta-feira (18). A terra cedeu por volta das 5h, no bairro Santo Antônio. Chovia forte no momento da queda.
Veja o balanço completo da Defesa Civil
- Mortos: 30
- Feridos: 87
- Desabrigados: 9.264
- Desalojados: 58.996
- Cidades em situação de emergência: 430