A um mês do fim do verão, Minas Gerais terá aumento das temperaturas durante o dia e pancadas de chuva no fim da tarde e à noite ao longo desta semana, começando nesta segunda-feira (21/2). Essa é a expectativa para o próximo mês, que terá uma queda na média prevista para o volume de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia Mais
Atenção, motoristas: MG tem mais de 100 pontos de interdição nas estradasDivinópolis registra dois tremores de terra no fim de semana BH: confira o calendário de vacinação contra a COVID-19 nesta semanaVenda Nova já registrou quase o triplo da chuva prevista para fevereiro Chove forte em BH nesta tarde; há relatos de inundação e queda de árvoresMais de 80 cidades mineiras estão sob alerta de temporais nesta segunda Minas Gerais tem mais de 70 mil pessoas afetadas pelas chuvasPoliciais e bombeiros prometem manifestação hoje pela manhã em BHPesquisa da UFMG desenvolve método para tratar câncer cerebralUFMG busca voluntários para estudo de antivirais contra COVID-19Em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (21/2), a temperatura mínima prevista é de 16°C e a máxima de 25°C. Terça-feira (22/2) vai aumentar, ficando entre 17°C e 27°C. Quarta-feira (23/2), muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e temperatura de 17°C e 28°C. Já na quinta e sexta-feira (24 e 25/2), a mínima de 16°C e máxima de 30°C.
Mas, não se engane: a redução da chuva não significa que ela vai parar. Segundo o Instituto, é esperado algo dentro da normalidade, sendo que a expectativa é aquela famosa “chuva de março fechando o verão”, como diria Tom Jobim. Para o próximo mês, em Belo Horizonte é esperado 198 mm de chuva, uma leve aumento em relação a fevereiro que teve uma média prevista de 181 mm e choveu até o momento 307 mm.
Esse cenário meteorológico se estende até o final de abril e somente a partir de maio que o período seco começa a dominar. “Para ter uma ideia, a média de maio é 28 mm de chuva e tem ano que nem chove. Junho cai para 9 mm. O mês que chove mais é dezembro e a média fica em torno de 358,9 mm e janeiro vem com 329 mm. Depois fevereiro, março e abril vão seguir assim. Aí sim é o período chuvoso. A partir de maio, até setembro, é o período considerado mais seco”, aponta o meteorologista do Instituto.
Recomendações
Para essas chuvas, é necessário se atentar às recomendações da Defesa Civil:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.