A prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, publicou na última sexta-feira (18/2), um decreto que proíbe a utilização da orla da represa Várzea das Flores para atividades festivas, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. O decreto visa evitar aglomerações e minimizar os riscos de contaminações por COVID-19 na cidade durante o período de carnaval.
Eventos públicos ou privados que possam gerar aglomeração e circulação intensa de pessoas já são proibidas em Betim, durante o carnaval, segundo o Decreto nº 43.237. A determinação não se aplica ao deslocamento comum na área, como de residentes e sitiantes.
Durante os dias de carnaval, a orla será monitorada pelas forças de segurança da cidade, em parceria com a Polícia Militar. A população poderá contribuir para a fiscalização por meio de denúncias que podem ser feitas pelos telefones 153, da Guarda Municipal de Betim, e 190, da Polícia Militar de Minas Gerais.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.