Cerca de 50 pessoas bloquearam o Anel Rodoviário, na altura KM 4, Bairro Betânia, em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (22/2). O grupo protestava contra o despejo de aproximadamente 40 famílias que vivem no Bairro Vila Maria, na Região Oeste.
Leia Mais
Setor de eventos fará protesto pelo fim da exigência de testes COVID em BH Protesto em BH pede justiça para assassinatos de Moïse e Durval no RioBota fora ilegal é flagrado às margens do Anel RodoviárioDespejo Zero: ocupações protestam em Belo Horizonte pelo direito à moradiaProtesto para Regap e cobra Petrobrás por morte de petroleiro no RioCasal briga dentro de ônibus em BHMinas tem mais três cidades em situação de emergência devido às chuvas
O morador Samuel Pereira da Costa, 50, queixa-se de falta de diálogo com o município. Segundo ele, a PBH alega que a região é uma extensão do Parque Municipal Jacques Cousteau e portanto área de preservação ambiental. Costa, porém, argumenta que há famílias morando na localidade há cerca de 40 anos.
"Éramos 120 famílias. A prefeitura desapropriou cerca de 80 de maneira não oficial. Muitas viviam aqui há muitos anos. Outras, vieram para cá durante a pandemia, pois perderam a renda. A prefeitura, de qualquer forma, quer nos tirar daqui sem nenhum amparo - nem bolsa aluguel, nem casa, nem nada. Eles apenas mandam a fiscalização e a Guarda Municipal e dizem que temos que sair", conta Samuel.
O que diz a prefeitura
Procurada pelo Estado de Minas a prefeitura apresentou outra versão do caso. O Executivo nega que tenha removido famílias do local e afirmou que houve apenas "entrega das notificações e apreensão de materiais de construção".
Ainda de acordo com a PBH, há apenas três moradias consolidadas na região. Essas pessoas teriam sido notificadas a desocupar a área.
"Houve tentativa de identificação das famílias, mas não foi possível a conclusão pois as construções não apresentavam características de domicílios, indicando assim ocupação recente", diz o texto enviado ao EM.
A Procuradoria-Geral do Município informou que já prepara ação de reintegração de posse.
A Procuradoria-Geral do Município informou que já prepara ação de reintegração de posse.
Leia o comunicado da PBH na íntegra
"A Prefeitura de Belo Horizonte informa que no local há três moradias consolidadas e essas pessoas foram notificadas a desocupar a área. A PBH reitera que não houve remoção de famílias, apenas a entrega das notificações e a apreensão de materiais de construção.
Houve tentativa de identificação das famílias, mas não foi possível a conclusão pois as construções não apresentavam características de domicílios, indicando assim ocupação recente. A Procuradoria-Geral do Município informa que ajuizará ação de reintegração de posse. A PBH reforça seu compromisso com as famílias de baixa renda e participantes da Política Municipal de Habitação."