Policiais civis do Rio de Janeiro cumprem hoje (23) dez mandados de prisão e 26 de busca e apreensão contra suspeitos de furtar petróleo e combustíveis de dutos da Petrobras. As ações estão sendo feitas nos estados do Rio, Espírito Santo e de Minas Gerais.
Leia Mais
Quadrilhas são presas por furtos de combustível na Grande BHHomem é preso após soltar mangueiras de combustível e tentar aplicar golpesBandidos armados levam mais de R$ 13 mil de posto de combustíveis em MinasBH: consumidor chegou a pagar até R$ 7,99 no litro da gasolina esta semanaJovens são presos suspeitos de furtar carregamento de cerveja na Grande BHEm processo de separação, marido dá 16 facadas na mulher grávidaApertado, homem vai no mato e encontra cadáver, em São GotardoSistema de identificação único, pelo CPF, será lançado hojeAs investigações começaram depois da prisão em flagrante de dois homens em Magé, na região metropolitana do Rio. Com a apreensão dos celulares dos presos, os policiais identificaram um grupo criminoso especializado na perfuração dos dutos, furto do combustível e receptação desse produto.
A comunicação entre os integrantes da organização criminosa era feita por meio de aplicativo de mensagens, onde planejavam estratégias de atuação, principalmente em áreas remotas e em horários noturnos. O grupo de mensagens instantâneas era chamado de “BR Ratobras”.
Segundo a Polícia Civil, o furto de petróleo e derivados a partir da perfuração de dutos é considerado crime de alta periculosidade social. “Além de causar prejuízos econômicos à empresa e, por via indireta, ao consumidor, cria risco concreto de vazamentos, incêndios, explosões e danos ambientais, colocando em perigo as comunidades vizinhas às faixas de dutos e o meio ambiente”, afirma em nota.