Jornal Estado de Minas

TRIÂNGULO MINEIRO

PRF descobre que caminhão usava informações de viatura do Exército

Uma abordagem de rotina feita nesta quinta-feira (24/2), em Uberlândia, terminou com prisões e uma descoberta inusitada: um caminhão possuía numeração de chassi e motor de uma viatura do Exército brasileiro. Ou seja, criminosos decidiram clonar um veículo oficial da força de segurança. Ainda hoje, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriram operação contra uma quadrilha que clonou 3,3 mil viaturas do Exército.




 
A ocorrência em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ocorreu durante uma fiscalização na BR-365. O motorista do caminhã abordado apresentou documentação aparentemente regular. Porém, durante verificação mais atenta nos sinais identificatórios, a equipe de policiais percebeu adulteração na numeração do chassi e do motor. 
 
Com cruzamento de informações, os policiais descobriram que a numeração batia com um veículo militar. Houve contato com o 16º Batalhão de Logística do Exército, em Brasília (DF), que constatou que existia uma viatura do Exército com a mesma numeração de chassi e motor - e o veículo estava naquele batalhão. Portanto, o caminhão abordado em Uberlândia tratava-se de um clone.
 
O veículo foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil de Uberlândia. O condutor e o proprietário do veículo foram detidos.
 

Operação


Policiais federais e rodoviários federais estão nas ruas nesta quinta-feira (24/2) em Minas Gerais e outros 10 estados para cumprir quase 90 mandados judiciais contra uma organização criminosa que clonou 3,3 mil viaturas do Exército Brasileiro. São 82 mandados de busca e apreensão e seis de prisão.
 
A operação foi chamada de Fiat Lux. Com a clonagem dos veículos oficiais, a força-tarefa o número de adulterações identificadas chega a cerca de 10 mil adulterações. São mais de 400 policiais na ação, que é realizada em Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraíba, Ceará, Paraná, Pernambuco e Maranhão.