"Senti tremor na janela em Poços, Deus nos proteja”. A autora da frase publicada em rede social é uma das moradoras de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que se assustaram com um tremor de terra sentido na cidade e em outras localidades do interior de São Paulo, na noite dessa quinta-feira (24/2).
Leia Mais
Casal que caiu de paraglider durante pedido de casamento recebe altaJustiça proíbe festas fechadas e aglomeração no carnaval em BHProtesto: forças de segurança desocupam MG-010 e liberam fluxo de carrosMoradores relatam 'tremor de terra' em Sete Lagoas, na Região Central de MGTerra treme em Montes Claros e assusta moradoresCidade mineira decide abrir o comércio na segunda de carnavalSegundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que detectou o tremor em setes localidades do país, a magnitude sentida no Sul mineiro - de 2,7 - é baixa.
De acordo com a instituição, o primeiro abalo foi às 20h48 e os tremores duraram até às 23h48 da mesma noite. Os bombeiros não realizaram ações de intervenção, pois nenhum dano estrutural foi relatado pelos moradores – e, também, não houve feridos.
Tremores recentes
Um dos últimos abalos registrados em Minas foi em Divinópolis (magnitude de 3,0), no dia 19 de janeiro deste ano.
Pelas redes sociais, a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) explicou à época que não há razão para acreditar que esses tremores recentes não sejam de atividade sísmica natural.
“Sismos de magnitude 3,0 são bastante comuns no Brasil e em Minas Gerais. O estado já presenciou sismos de magnitudes bem maiores”, explica.
A reportagem entrou em contato com a RSBR para entender este novo abalo que atingiu a região mineira e parte do estado de São Paulo, mas a instituição não retornou a demanda. Tão logo se manifeste, este texto será atualizado.
Interior de SP
Espírito Santo do Pinhal (SP) e Sebastião da Grama (SP), ambas no interior do estado de São Paulo, também registraram relatos semelhantes.
“Aqui no Bairro Santa Luzia ouvimos um barulho muito estranho e sentimos a janela balançar”, disse uma moradora de Espírito Santo do Pinhal, pelas redes sociais.