Passos decidiu nesta sexta-feira (25/2) que o comércio vai funcionar normalmente na segunda (28/2) de carnaval e também na quarta-feira (2/3) de Cinzas. Os trabalhadores da cidade do Sudoeste mineiro entenderam que é uma oportunidade para diminuir os prejuízos causados pela pandemia da COVID-19.
Leia Mais
Tremor de terra atinge Poços e assusta moradores: 'Deus nos proteja' Tiradentes: turistas poderão viajar de Maria Fumaça durante o carnavalKalil sobre proibição de festas: 'A gente não gosta que interfere aqui'Minas: fevereiro já tem 736% mais mortes por COVID-19 em relação a janeiroContagem também vai restringir acesso à Várzea das Flores no carnaval“O comércio de Passos só não abre na terça-feira por conta do Dia dos Comerciários. Nos demais dias estará funcionando normalmente e estamos apostando num bom movimento para estes dias, já que não teremos carnaval em nenhuma cidade da região e, com isso, deveremos ter alguns turistas e moradores dos municípios vizinhos nos visitando para fazer compras”, afirma o o presidente da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), Renato Mohallem Santiago.
Na quarta-feira de Cinzas (2/3), o expediente também é normal, não sendo obrigatório abrir somente depois do meio-dia. O comércio pode iniciar os trabalhos às 7h ou 8h, conforme o o calendário. A Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) foi assinada nesta tarde pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Passos (Sindcom) e o Sindpass (Sindicato do Comércio Varejista de Passos).
"Vale ressaltar que, por conta da pandemia, praticamente todos os municípios não só na região, mas em todo estado, já cancelaram os festejos carnavalescos como forma de evitar aglomeração, o que poderia aumentar ainda mais a contaminação pelo COVID-19. Então não vai ter nem festa”, diz Gilson Ribeiro Madureira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Passos (SindPass).
Pro-Moda
Mohallem também lembra que a cidade está tendo a Pro-Moda, a maior liquidação do ano na Avenida da Moda, que vai justamente até a próxima segunda-feira (28/2). “Vocês podem vir que, com exceção da terça-feira de carnaval, o comércio de Passos estará de portas abertas para recebê-los”, reforça.
Passos é considerada uma cidade pólo no setor comercial da indústria têxtil do Sudoeste Mineiro e atrai compradores das cidades que ficam no entorno. Apenas na tradicional Avenida da Moda, conhecida no interior paulista e em toda a região no estado, são mais de 140 lojas.
A cidade tem ainda vários pontos comerciais que vêm se despontando como a Rua Goiás (Santa Luzia) e as avenidas João Teixeira Mendes (Jardim Itália) e Poços de Caldas (Penha), além das já tradicionais Rua Presidente Antonio Carlos e Avenida dos Expedicionários, no centro da cidade.