Durante o carnaval, a Fundação Hemominas receberá doações a fim de melhorar os estoques no banco de sangue. No momento, os estoques passam por quedas expressivas em todos os tipos sanguíneos, principalmente nos tipos: O positivo, O negativo e A negativo.
Leia Mais
BH recebe feira com gastronomia, adoção de cães e diversão para crianças COVID-19: Minas fecha fevereiro com 321% de mais mortes que janeiro Boliviano salta de parapente sem trava e cai de uma altura de 100m em MInasCarnaval em BH: multidões ocupam Bairro Lagoinha e Rua SapucaíÉ importante lembrar que, além de atender à demanda de sangue dos hospitais nas urgências e emergências, cirurgias e transplantes, a Fundação Hemominas precisa ter os estoques regularizados para atender os pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias - como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas – que precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes.
Quem pode doar
Toda ajuda é bem vinda, mas nem todas as pessoas podem doar. É importante conferir antes de agendar todas as condições e restrições.
Basicamente, os critérios são:
estar em boas condições de saúde;
ter entre 16 e 69 anos;
pesar mais de 50 kg;
estar bem descansado no momento da doação;
estar alimentado - após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação
não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
não ter tido hepatite após os 11 anos;
piercing, tatuagem, sobrancelha definitiva, botox, é necessário esperar 12 meses;
Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias, após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindicam a doação);
Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.
Funcionamento
As unidades vão funcionar hoje (28/2), terça-feira (1/2) e quarta-feira (2/2). A Fundação Hemominas recomenda que os doadores agendem horário para evitar filas, e em caso de desistência, solicite o cancelamento dando lugar a outro candidato.
Para agendar a doação, o agendamento pode ser feito de forma online ou pelo aplicativo MG Cidadão.
A Fundação Hemominas garante que seguirá todos os protocolos de segurança contra a COVID-19, como: agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização do álcool gel / líquido 70% para higienização das mãos; e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie