O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) esteve na manhã desta sexta-feira (4/3) no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte, na Região Leste da capital mineira, e abordou melhorias quanto à saúde pública no estado. Zema afirma que, mesmo com a crise geral causada pela pandemia da COVID-19, há um legado para se tirar proveito.
"Nós temos convicção de que esses investimentos irão levar melhoria no antedimento da saúde do mineiro. A pandemia prejudicou muito, mas deixa aqui em Belo Horizonte um legado também de 82 leitos adicionais de UTIs, sendo que aqui na Santa Casa esse aumento é de 24 leitos. Então, teremos um legado, teremos uma saúde fortalecida, e o que depender do meu governo nós estaremos fazendo muito mais, porque a prioridade da população é ter saúde. Nós sempre escutamos essa reivindicação em todas as regiões do estado para onde me desloco com frequência", disse, durante pronunciamento nesta sexta.
Em dezembro de 2021, por exemplo, a Santa Casa de BH foi um dos centros beneficiados pelo governo de Minas para aquisição ou modernização de 100 tomógrafos em Minas Gerais, com investimento total de R$ 160,2 milhões. Além disso, a unidade também recebeu mais recursos para a realização de cirurgias eletivas, afetadas diretamente por conta da pandemia do coronavírus.
Zema afirmou que, com as melhorias e o estado, segundo ele, já em pós-pandemia, será possível regularizar este cenário. "Já entramos agora numa fase que podemos chamar de pós-pandemia, e durante a pandemia nós sabemos que as cirurgias eletivas ficaram muito prejudicadas, a fila aumentou muito", disse, anteriormente, no mesmo pronunciamento.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.