Com 1.146 novos confirmados para a COVID-19 e 7 mortes nas últimas 24h, o estado chega agora ao total de 3.234.793 de casos e 59.991 óbitos. Desde o início do mês de março, foram 346 mortos pela doença em toda Minas Gerais, um número 74% menor que as 966 mortes notificadas na última semana de fevereiro.
A quantidade de mortos não tem crescido no mesmo ritmo que as novas confirmações de casos, o que comprova a importância da vacinação. Até agora, mais de 17 milhões de pessoas em Minas receberam a primeira dose, 16,1 milhões a segunda ou dose única, mas apenas 7 milhões voltaram para a dose de reforço.
Das internações, 58% dos leitos de UTI SUS estão ocupados, sendo que 11% com casos de COVID-19. Dos leitos de enfermaria, 83,6% estão comprometidos, e apenas 5,5% com pessoas confirmadas ou suspeitas para o vírus. São 6 leitos de UTI COVID Pediátricos ocupados em todo o estado.
Das 2,6 milhões de doses de vacina pediátricas enviadas aos municípios, apenas 970.756 foram aplicadas, cerca de 36% do total. A baixa adesão dos pais e responsáveis pelas crianças à campanha de vacinação é uma preocupação com o retorno das aulas presenciais.
Com números que vêm caindo a cada semana, a expectativa dos infectologistas de que o mês de março teria queda de mortes e de casos graves da doença se confirma a cada novo boletim epidemiológico. Ainda se tem 76% da população imunizada contra o vírus, número que precisa avançar para garantir a estabilidade da pandemia.
*Estagiária sob supervisão