A prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) anunciou, nesta segunda-feira (8/3), que a cidade vai ser a primeira capital a liberar o uso total de máscaras. Ou seja, a proteção contra o novo coronavírus em ambientes fechados vai ser abolida. Já Belo Horizonte acaba de liberar máscaras ao ar livre e não pretende aumentar a flexibilização por enquanto.
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, no momento, continua obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados, inclusive em festas em geral, escolas, academias, coletivos e outros transportes públicos, prédios, comércios, shows, cinemas, teatros e outras casas de espetáculos, além de eventos corporativos”, afirmou em nota.
No caso das feiras de rua, como a feira da Afonso Pena (Feira Hippie), o uso de máscara também continua sendo exigido. Em eventos/festas e em partidas de futebol profissional, o protocolo também continuará obrigando o uso de máscaras, exceto em momentos de alimentação ou hidratação, afirma a PBH.
Médico infectologista do Comitê de Enfrentamento à Pandemia em BH, Carlos Starling, explica que as condutas são sempre revisadas. “Sabemos que em ambiente aberto a probabilidade – sem aglomerações, é claro – é muito pequena. Principalmente se estão a mais de um metro de distância. Nisso há um risco de transmissão bem menor”, diz. “Em ambientes com aglomeração, distanciamento menor que um metro, ainda é obrigatório”, reforça.
O especialista diz que ainda é recomendável que as pessoas usem máscara ao interagir com outra, mesmo que ao ar livre.
“Em ambiente fechado, por outro lado, estamos inclusive recomendando que as pessoas utilizem máscaras de alta eficiência”, ressaltou. “Entrou dentro de um prédio ou farmácia, aí é obrigado a usar máscara. E recomendados que seja PFF2 ou N95. Se por um lado você flexibiliza onde pode flexibilizar, por outro lado recomendamos que o cuidado seja ampliado”, conclui.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.