Mais do que parabéns e flores, uma cidade mineira aproveitou o Dia Internacional das Mulheres, celebrado hoje (8/3), para exaltar avanços concretos: a ocupação de cargos de chefia por mulheres. Das oito secretarias existentes em Campo Belo, no Sul de Minas, cinco são lideradas por elas.
Leia Mais
O nome delas é coragem: histórias de três heroínas no Dia da MulherDia internacional da mulher: entenda os motivos de ser uma data de protestoBrasil é o 80° país em ranking de melhores lugares para mulheres viveremObediente, cachorro caramelo deita com suspeitos em abordagem policialMinistério Público entra com ação para impedir venda da área do CercadinhoQuase 70% do funcionalismo público municipal é formado por elas: de 1.608 profissionais, 1.076 são mulheres - o que resulta em um percentual de 67%.
“Na verdade, as mulheres estão inseridas num contexto de importância tão grande, que todos os dias têm que ser Dia da Mulher”, afirma o prefeito de Campo Belo, Alisson de Assis de Carvalho.
A reportagem perguntou ao Governo de Minas qual é a proporção de gênero do funcionalismo público no Estado. Tão logo a gestão se manifeste, este texto será atualizado.
Inspiração
Uma das inspirações na cidade do sul mineiro com quase 55 mil habitantes é a responsável por comandar o futuro da sociedade campo-belense. secretaria de Educação. Tome o fôlego: secretária de Educação, mãe, avó, sogra, viúva e, lógico, mulher. Essa é Rosana Silveira.

"E nós, mulheres, conseguimos fazer isso com muita responsabilidade”, complementa.
Mas o maior desafio já enfrentado foi em 2019, quando ela descobriu um câncer no intestino.
“Tive que fazer uma cirurgia. E aí com a minha doença, meu marido ficou muito mal. Ele já tinha o coração inchado e diabetes. Mas ele sentiu muito a minha doença. Tanto que ele falou com meu irmão que se eu morresse, ele não aguentaria. Logo após a cirurgia, meu marido faleceu. E mesmo com a perda dele, tive que continuar a minha quimioterapia e trabalhando”, ressalta.
Rosana tem um filho de 43 anos e um netinho de 10 anos. “A vida não para e os desafios também não”, diz.