Um policial militar precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros após sofrer um acidente dentro do Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira (9/3). Ele foi levado ao Hospital João XXIII.
Leia Mais
Risco máximo: barragem ameaça comunidade, BR-381 e reservatório Rio MansoJovem escapa de atropelamento de jeito inusitado em Minas; vejaViatura da PM se envolve em acidente; militares estariam atrás de suspeitoMP apura bombas que feriram repórter em protesto das forças de segurançaBH e região voltam a ter possibilidade de chuva nesta quarta (9/3)De acordo com a tenente Luiza Mateus Marçal, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que coordenou a operação, o acidente ocorreu na parte alta do parque e o militar, de fato, estava saindo da área da torre, que é de difícil acesso. “É um local que tem passagem de cavalos, é muito estreito. É um morro, quase um precipício. Tinha uma fila de cavalos passando no trecho. Se ele jogasse o carro para a esquerda (para desviar dos animais), cairia de um barranco, ou jogava para a direita caindo nessa vala”, explicou a militar.
O policial acabou optando por jogar a viatura na direção da vala, que tem a altura de um pneu, segundo a tenente. No entanto, o veículo ficou “semi tombado” e o militar bateu a cabeça no volante. Com uma forte dor na coluna, ele conseguiu sair do veículo, deitou-se do lado de fora e usou o celular para pedir socorro.
A equipe de resgate chegou ao local com uma ambulância e uma viatura 4x4 de salvamento, usada para chegar ao local. A militar disse que eles percorreram cerca de três quilômetros até o ponto em que o policial estava. O local fica a cerca de meia hora da portaria principal do Parque das Mangabeiras.
“Tínhamos duas opções para tirar ele de lá. Ou pela via terrestre, mas nossa unidade de resgate não conseguia subir, teríamos que carregá-lo até lá. Ou então carregar por um trecho menor, mas dependia do nosso (helicóptero) Arcanjo conseguir um ponto de pouso. Localizamos esse ponto e acionamos a aeronave, que veio de pronta resposta. Nós levamos o sargento para esse ponto e o Arcanjo 04 o levou para o João XXIII. Ele não teve nenhuma fratura”, informou a tenente Luiza.
Equipe feminina ao resgate
O resgate do policial militar no Parque das Mangabeiras foi feito por uma equipe feminina do Corpo de Bombeiros. Isso porque, para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8/3), a corporação escala um plantão com grupos compostos por mulheres. No 1º Batalhão eram 19 mulheres no plantão que terminou às 8h de hoje.
A equipe que atuou no parque era composta por seis militares femininas e um masculino. Ele está em processo de capacitação e acompanhava a ocorrência como parte o treinamento, também auxiliando.
“Quando nós chegamos, havia muitas guarnições da PM para prestar apoio ao colega. Eles acharma interessante duas guarnições com mulheres. Em momento nenhum questionaram nossa capacidade, até porque é uma política que o Corpo de Bombeiros vem adotando de forma simbólica (na data), um pelotão que ao invés de misto é 100% feminino. Estão entendendo que essa política é viável e sustentável. Fomos muito bem recebidas. Às vezes se oferecem para carregar algo, mas a gente dá conta, destacou a tenente do 1º Batalhão do Coropo de Bombeiros. No plantão do Dia Internacional da Mulher, elas atuaram em ocorrências de incêndio e outros resgates.
“É sempre um prazer enorme sermos muito bem acolhidas pela sociedade mineira, e toda vez acreditam que somos capazes. Nós não precisamos provar isso, é só nos verem atuar. Estamos à disposição”, concluiu.