A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio do Comitê Local de Enfretamento da COVID, autorizou ações de flexibilização na cidade, incluindo a circulação sem máscaras em locais abertos a partir de sexta-feira (11).
As normas foram formalizadas por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (10). Mas a obrigatoriedade continua para locais fechados e o transporte coletivo.
Leia Mais
Prefeitura de Januária suspende uso de máscaras em locais abertos'Atrasados' na vacinação impedem liberação total de máscara, diz secretárioMinas Gerais acaba com recomendação pelo uso de máscaras ao ar livreEstudo mostra que risco de morte por COVID em BH é inferior à média do paísNovos casos de COVID em BH ficam acima de 1 mil, mesmo com índices baixosPara os eventos em locais abertos com público acima de 2 mil pessoas, será exigido o cumprimento de todos os protocolos sanitários determinados pelo Governo de Minas, incluindo a apresentação de comprovante de vacina ou apresentação de teste negativo da Covid.
E nos eventos, em locais fechados será permitida a ocupação de 80% da capacidade do local, também com a exigência dos protocolos sanitários.
De acordo com o comitê, isso é possível graças à vacinação promovida pela Prefeitura de Sete Lagoas, que é considerada um grande sucesso.
“Nossa decisão logicamente envolve critérios técnicos e uma análise de toda a situação que enfrentamos. Hoje levamos em consideração nossa capacidade assistencial, a vacinação e o comportamento da pandemia no momento”, explicou Flávio Pimenta, secretário Municipal de Saúde.
“A decisão do comitê segue informações epidemiológicas. Agimos no momento em que a variante Omicron se apresentava com alto poder de contágio. Agora, o cenário é totalmente favorável para essas mudanças que estão ocorrendo em todo o Brasil”, comentou o prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.