A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio do Comitê Local de Enfretamento da COVID, autorizou ações de flexibilização na cidade, incluindo a circulação sem máscaras em locais abertos a partir de sexta-feira (11).
As normas foram formalizadas por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (10). Mas a obrigatoriedade continua para locais fechados e o transporte coletivo.
Para os eventos em locais abertos com público acima de 2 mil pessoas, será exigido o cumprimento de todos os protocolos sanitários determinados pelo Governo de Minas, incluindo a apresentação de comprovante de vacina ou apresentação de teste negativo da Covid.
E nos eventos, em locais fechados será permitida a ocupação de 80% da capacidade do local, também com a exigência dos protocolos sanitários.
De acordo com o comitê, isso é possível graças à vacinação promovida pela Prefeitura de Sete Lagoas, que é considerada um grande sucesso.
“Nossa decisão logicamente envolve critérios técnicos e uma análise de toda a situação que enfrentamos. Hoje levamos em consideração nossa capacidade assistencial, a vacinação e o comportamento da pandemia no momento”, explicou Flávio Pimenta, secretário Municipal de Saúde.
“A decisão do comitê segue informações epidemiológicas. Agimos no momento em que a variante Omicron se apresentava com alto poder de contágio. Agora, o cenário é totalmente favorável para essas mudanças que estão ocorrendo em todo o Brasil”, comentou o prefeito de Sete Lagoas, Duílio de Castro.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.