Entre ontem e hoje (16/3), 21 pessoas em Minas Gerais perderam a vida para o coronavírus, e outras 5.632 se infectaram com a COVID-19. O mês de março tem apresentado uma queda significativa nos números da pandemia no estado, após o boom de contaminações em janeiro e fevereiro.
Já são 60.391 óbitos em Minas desde o início da transmissão da doença, e 3,2 milhões de casos confirmados de infecção pelo coronavírus. Em 2022, foram 1.062.480 de contaminados, o que representa 32,4% do total. Por outro lado, neste ano são 4.160 mortes até o momento, cerca de 6,8%.
Das internações no estado, 56% dos leitos de UTI SUS estão ocupados e há 6% de ocupação dos leitos que são exclusivos para COVID. As enfermarias estão com 82% de ocupação, mas apenas 4% dos leitos estão com pessoas positivadas ou com suspeitas para o coronavírus.
Embora tenham sido convocados, somente 46% das pessoas em Minas buscaram receber a dose de reforço da vacina contra a COVID-19. Estão com a primeira e segunda dose 76% da população total. A cobertura vacinal pediátrica está em 59% do público-alvo com a primeira aplicação.
O índice de RT, que aponta o nível de transmissão do vírus, está em 0,88 na capital, o que significa que 100 pessoas podem transmitir o vírus para 88. Quem está com o cartão de vacina atrasado para qualquer dose da imunização contra a COVID-19 em BH pode procurar os centros de saúde listados para receber a vacina hoje (16/3).
* Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.