A Prefeitura de Belo Horizonte vai antecipar o pagamento de parte do saldo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a servidores ativos lotados na Secretaria Municipal de Educação.
Leia Mais
Servidores da Educação anunciam paralisação nas escolas de Lagoa SantaSenado aprova projeto que destina recursos do Fundeb para professoresMEC diz que mudanças no Enem estão em discussãoPBH envia à Câmara mais três projetos de reajuste salarial de 11,77% Professores do estado acusam governo de abandonar negociaçãoTrabalhadores da educação de BH votam pela continuidade da greve Lagoa Santa: paralisação dos servidores é mantida após entraveEssa é uma proposta que se soma ao reajuste geral de 11,77% à categoria. Caso os profissionais concordem e o sindicato assine o termo, o projeto de lei será enviado para apreciação da Câmara Municipal. O abono será pago assim que a lei for sancionada.
Ao fazer o anúncio do repasse do Fundeb, a PBH também apresentou propostas para a Educação neste ano:
1. Equiparação das carreiras de educador infantil e do professor municipal com mesma formação superior, com o acréscimo dos dois níveis que faltavam para que os pedagogos que atuam na educação infantil tivessem mesmas vantagens e vencimentos dos demais professores da rede, representando aumento real de 10,25%, além dos conferidos nos anos anteriores, que totalizam 55,13%.
2. Concessão de um nível na tabela para todos os professores municipais ativos que atuam no ensino fundamental e EJA e que possuem nível superior que, com o reajuste concedido, totalizará um ganho remuneratório de 17,36%. Esse mesmo nível será concedido aos pedagogos, aos bibliotecários e aos auxiliares de Escola.
3. Garantia do pagamento retroativo a janeiro de 2022, do piso nacional proporcional de R$ 3.845,63 para 40 horas, inclusive para os professores entre os níveis 3 e 9, que ainda não possuem curso superior. Os servidores ativos e aposentados que estiverem abaixo do nível 7 serão reposicionados no nível 8 para garantia do piso nacional.
4. Reajuste de vale-cultura para até R$ 400 dependendo da disponibilidade financeira do Município.