Com a tendência de redução de contaminações nos últimos dias, Minas Gerais registrou 1.158 casos e 22 mortes pelo coronavírus em 24 horas neste domingo (20/3). O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostrou um total de mais de 3,2 milhões de pessoas infectadas desde o início da pandemia e 60.650 mortes pela doença.
O estado vive gradativamente a redução das medidas de isolamento. Desde o último fim de semana, o governo colocou fim ao programa Minas Consciente – criado em 2020 para regularizar, de maneira segura, a reabertura das atividades econômicas não-essenciais – e autorizou o fim da máscara para municípios cuja vacinação completa estivesse acima de 70% (somente com as três doses aplicadas).
Segundo a SES-MG, somente 48% da população mineira acima de 18 anos tomou a dose de reforço, o que equivale a pouco mais de 7,8 milhões de pessoas. Ao todo, 17,3 milhões tomaram a primeira dose e 15,7 milhões foram vacinados com a segunda dose. Belo Horizonte, por exemplo, não se encaixaria na condição determinada pelo governo, pois apenas 54% da população tomou as três doses.
A medida do governo é polêmica, já que epidemiologistas acreditam ser prematuro liberar o uso da proteção ainda com a pandemia em vigência. Outros estados também já diminuíram restrições, como Rio de Janeiro e São Paulo.
O governo leva em conta a baixa demanda no sistema de saúde para liberar a obrigatoriedade das máscaras. Apenas 5,4% dos leitos exclusivos para COVID estão em uso em todo o estado, enquanto as enfermarias têm taxa de ocupação de 4,1%. Com isso, vagas que antes eram utilizadas para a doença respiratória estão sendo direcionadas para outras enfermidades.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.