A Polícia Civil e a Guarda Municipal de Mariana prenderam oito pessoas por extração ilegal de minério, além de apreender quatro caminhões e uma carregadeira. A ação foi realizada próximo ao distrito de Camargos, na Região Central do estado.
Leia Mais
Polícia Civil faz grande apreensão de sabão em pó falsificadoApós protesto, forças de segurança liberam trânsito na MG-010Polícia Civil de MG amplia operação contra clonagem de veículosA população tinha sido ludibriada, pois recebera informações de que a atividade era legal. Mas, por precaução, a área pertencente ao município já havia sido cercada. No entanto, os suspeitos chegaram a arrancar as cercas para avançar com as atividades ilegais.
O delegado Cristiano Castelucci, da Delegacia de Polícia Civil de Mariana, informou que os investigados são de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. “Eles foram autuados com base no artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais, sendo lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência, conforme previsão legal. Já os equipamentos ficarão apreendidos até o fim do processo.”
O delegado pontua a importância da repressão à atuação clandestina. “Todas as ações relacionadas com a mineração devem ser realizadas dentro da legalidade. Mariana pertence a uma região com grande volume de prática mineratória, que sofre com os impactos da atividade, extremamente nocivos ao meio ambiente.”
O que diz o artigo 55
Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida. A pena prevista é de detenção, de seis meses a um ano, e multa.