Horas depois de dar início ao protesto contra o governo em que pedem reajuste de salários, as forças de segurança começaram a liberar o trânsito na MG-010 na tarde desta segunda-feira (21/3). A manifestação provocou longo congestionamento na rodovia que liga Belo Horizonte a Confins e dá acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.
Inicialmente, apenas o sentido Confins foi liberado. Posteriormente, o fluxo para os carros que foram em direção a BH foi normalizado.
A categoria, em greve há um mês, pressiona o Executivo por recomposição salarial de 41%, previsto no acordo assinado ainda em 2019. Desse montante, somente 13% foram efetuados.
A Justiça proibiu que a categoria feche ruas e avenidas de qualquer cidade do estado. Também foi proibida a queima de objetos, porte e utilização de armas, foguetes ou bombas. O descumprimento gera multa de R$ 100 mil por hora.
No momento em que começaram a liberar o trânsito, os manifestantes voltaram a soltar bombas e entoaram gritos de “fora, Zema” e “a Polícia parou”.
Um dos líderes do movimento, o deputado estadual Sargento Rodrigues (PTB) disse que os policiais voltarão à Cidade Administrativa, mas estarão abertos a recomeçar a paralisação se houver necessidade.