"O outono iniciou ontem às 12h33 e vai até o dia 21 de junho. Já tivemos hoje a chegada da primeira massa de ar frio desta nova estação. Ela é gerada por uma alta pressão. Uma frente fria está passando pelo litoral norte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e atrás dela vem junto uma massa de ar polar, que é essa alta pressão", explica o meteorologista Ruibran dos Reis.
"O centro dessa alta pressão está entre o litoral do Uruguai e da Argentina e de lá vem os ventos úmidos que entram pelo sul e sudeste do país passando pelo Rio, Vale do Paraíba, Minas Gerais até chegar por aqui", complementa o estudioso do Climatempo.
O que Ruibran explica com o estudo é possível ver em um rápido passeio por BH. Se o fim de semana foi de sol e calorão, com direito a temperaturas superiores a 31ºC, quem se "aventurou" a curtir a noite de hoje (21/3) na capital mineira precisou resgatar os agasalhos e blusas de frio do armário.
'Vento rasgando'
Se não bastasse a queda brusca de temperatura, o clima vem acompanhado de ventania. "Já estamos com rajadas de vento na capital que variam entre 77 e 80 km/h. Ventos bem fortes nas partes mais altas da cidade que devem perdurar até a manhã desta terça-feira (22/3)", afirma Ruibran dos Reis por volta das 22h30.
Com isso, a sensação térmica fica ainda mais baixa.
Prepare o edredom!
Para quem gosta do friozinho, hora de aproveitar. Já quem odeia as baixas temperaturas, um alento. "Essa massa de ar polar deve atuar por aqui até quarta-feira, mas não com tantos ventos. Podem ocorrer rajadas entre a noite de terça e a madrugada de quarta aqui na Região Metropolitana de Belo Horizonte", explica o meteorologista.
"Já a partir de quinta-feira, essa massa de ar polar entrará em dissipação e deveremos ter o tempo mais ameno e com pouca nebulosidade", pondera.
E no restante de Minas?