Em Belo Horizonte, um novo golpe virtual circula pelas redes e exige atenção da população. A partir da clonagem de sites oficiais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), criminosos emitem falsas guias do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2022 e recebem o pagamento. Alguns casos envolvem, inclusive, roubo de dados.
Segundo a prefeitura, até esta segunda-feira (22/3), havia somente um registro em que o contribuinte teria efetuado o pagamento utilizando boleto falso. Além disso, outros emitiram o boleto, mas sem informação de pagamento.
“Foi realizado registro de boletim de ocorrência, para apuração de crime cibernético; a Prefeitura denunciou o site falso no portal de denúncias do Google e, também, elaborou comunicado aos cidadãos e notícia à imprensa, alertando sobre a existência da fraude e os sites oficiais para emissão da guia pela internet”, declarou a PBH.
De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Fazenda, 750 mil imóveis estão aptos a pagar o IPTU 2022. A estimativa da PBH é de uma arrecadação de R$ 1,93 bilhão com o tributo.
Como não cair no golpe?
As guias do IPTU devem ser emitidas na internet somente pelos sites oficiais e cadastrados pela PBH: http://pbh.gov.br/iptu, http://prefeitura.pbh.gov.br/fazenda/iptu, ou http://iptuonline.siatu.pbh.gov.br/IptuOnline. O endereço verdadeiro tem o domínio “gov.br” no final.
“Caso o cidadão tenha caído no golpe, deve procurar uma delegacia da Polícia Civil de MG e registrar o boletim de ocorrência, para investigação e tentativa de identificação dos criminosos”, orienta a PBH.