O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) fez uma recomendação à prefeitura, ao Conselho Tutelar e à Polícia Militar em Extrema, no Sul de Minas, para coibir a venda de narguilé para adolescentes. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (23/3) pelo próprio MPMG.
De acordo com o órgão, a recomendação foi feita após o MP tomar conhecimento que tabacarias da cidade estariam vendendo e autorizando o consumo de narguilés, cigarros comuns e bebida alcóolica a adolescentes. Assim, o caso configura crime previsto no artigo 243 do Estatuto da Criança e Adolescente, com pena de dois a quatro anos.
Leia Mais
Onze acidentes matam quatro e ferem 14 no fim de semana no Sul de MinasMotorista morre carbonizado em acidente entre dois carros no Sul de MGDuas pessoas morrem afogadas no feriado de carnaval no Sul de MinasMetroviários decidem manter greve por tempo indeterminado em BHVisitação aos cânions de Capitólio, em Furnas, é liberada“A campanha de esclarecimento dos comerciantes e da população deve ser feita através de mídia impressa e redes sociais, abordando os malefícios do consumo desses itens, sobretudo por adolescentes, valendo-se de dados científicos e jurídicos, esclarecendo-se acerca do caráter criminoso da conduta, quando envolver crianças e adolescentes”, explicou o MPMG.
Após orientação e conscientização, o MPMG orienta que deve ser feita fiscalização conjunta nos estabelecimentos para garantir o cumprimento da lei e a cessação da prática, caso persistente. Os órgãos têm 30 dias para responder a recomendação.
A Prefeitura Municipal de Extrema, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou não ter ainda uma resposta para a recomendação.
Narguilés
De origem oriental, o narguilé, uma espécie de cachimbo, funciona a partir do aquecimento do ar pelo carvão, passando pelo fumo e sendo resfriado no líquido presente no fundo, antes de ser aspirado. O fumo ou o tabaco, como também é conhecido, é usado com sabor ou aromatizado.
Segundo especialistas, o seu consumo pode levar ao aparecimento de câncer de pulmão, doenças cardíacas e respiratórias, além de também causar dependência. Além disso, o narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. (Iago Almeida / Especial para o EM).