A Estação Ferroviária de Matozinhos será reaberta neste sábado (26/3). O objetivo é preservar a história da ferrovia, que faz parte do patrimônio material e imaterial do município. De acordo com a VLI – administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a iniciativa faz parte do Programa Estação de Memórias, que nos últimos anos recebeu mais de R$ 10 milhões para reformas.
Leia Mais
Em Divinópolis, Zema diz ser "estranho" ato por reajuste salarialPara desvendar a 'alma mineira', 2022 terá eventos culturais e artísticos Jimmy Ogro dá aula de cozinha em comunidade impactada por barragem em MGAlém da reforma do imóvel, o Estação de Memórias reconta o passado, a partir de um processo de cocriação com as comunidades. Encontros e entrevistas identificam casos, lembranças e histórias de quem vivenciou o vai e vem dos trens. Esse conteúdo é transformado em um acervo de fotos e vídeos que é disponibilizado na estação. Os personagens são moradores, historiadores, ferroviários e seus familiares.
A gerente geral de sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, acredita que, para pensar no futuro, é necessário revisitar o passado. “Preservar as histórias para a presente e as futuras gerações faz parte de nosso compromisso de deixar um legado e compartilhar valor com a sociedade”.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.