Nesta quarta-feira (30/3), o tradicional Parque Guanabara, na região da Pampulha, em Belo Belo Horizonte, recebe um público diferente do usual. Pelo menos 30 militares do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participam de um treinamento especial para salvamento em altura.
Leia Mais
Corpo de Bombeiros captura cascavel de 1,5m em área residencial em AraguariBombeiros resgatam corpo desaparecido no Rio Doce desde sábadoMulher de 26 anos é levada por correnteza e bombeiros encontram corpoLeilão para privatização da rodoviária de BH é suspenso pela JustiçaMulher que pilotava moto morre ao bater contra trator no Sul de Minas Criminoso invade depósito de gás e põe fogo em caminhonete; veja vídeoVeja o boletim de mortes e casos de COVID-19 em MG desta quarta (30/3) Carro bate em poste e fecha avenida de Santa LuziaSegundo o CBMMG, a simulação de acidentes e atendimentos em ambiente elevado é “extremamente importante para a execução correta das técnicas e táticas para estabelecer o comando, dimensionar a cena, gerenciar os riscos, obter acesso e estabilizar a vítima”.
Treinamento
Na capacitação, os militares treinam procedimentos de segurança na ascensão em estrutura metálica, além da “técnica do teleférico” - escalar a estrutura, utilizando princípios de escalada e auto segurança, com posterior descida pela própria via de resgate que foi confeccionada.
A simulação de acessos e resgates de hoje é realizada na roda gigante, que possui aproximadamente 42 metros de altura; e na Torre SkyFall, com 54 metros.