Nesta quarta-feira (30/3), o tradicional Parque Guanabara, na região da Pampulha, em Belo Belo Horizonte, recebe um público diferente do usual. Pelo menos 30 militares do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participam de um treinamento especial para salvamento em altura.
Utilizando as estruturas do parque, como os brinquedos “Roda Gigante” e Torre “SkyFall”, a capacitação tem o propósito de preparar a tropa para acessar vítimas que estejam no alto de estruturas metálicas e realizar o resgate. O treinamento teve início às 8h e deve se estender por toda a manhã.
Segundo o CBMMG, a simulação de acidentes e atendimentos em ambiente elevado é “extremamente importante para a execução correta das técnicas e táticas para estabelecer o comando, dimensionar a cena, gerenciar os riscos, obter acesso e estabilizar a vítima”.
Utilizando as estruturas do parque, como os brinquedos "Roda Gigante" e Torre "SkyFall", a capacitação tem o propósito de preparar a tropa para acessar vítimas que estejam no alto de estruturas metálicas e realizar o resgatehttps://t.co/j4XE07vLZD pic.twitter.com/JSDcP3URGq
— Estado de Minas (@em_com) March 30, 2022
Treinamento
Na capacitação, os militares treinam procedimentos de segurança na ascensão em estrutura metálica, além da “técnica do teleférico” - escalar a estrutura, utilizando princípios de escalada e auto segurança, com posterior descida pela própria via de resgate que foi confeccionada.
A simulação de acessos e resgates de hoje é realizada na roda gigante, que possui aproximadamente 42 metros de altura; e na Torre SkyFall, com 54 metros.