(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REPARAÇÃO

Casas, usinas e creches devem ser erguidas em cidades devastadas

Acordo judicial foi selado entre Governo de Minas, Ministério Público e a Defensoria


30/03/2022 18:33 - atualizado 30/03/2022 19:27

Rompimento de rejeitos da Barragem 1 da Mina Feijão (Córrego Feijão)
Rompimento de rejeitos da Barragem 1 da Mina Feijão (Córrego Feijão) (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
região atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deve receber nos próximos anos 1.502 casas populares, sete creches e 78 usinas fotovoltaicas. Os empreendimentos fazem parte de projetos selecionados no Acordo Judicial de Reparação firmado entre o Governo do Estado, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e a Defensoria Pública de Estadual.

 

O Estado informou em nota que o material foi encaminhado à Vale nesta quarta-feira (30/3) para detalhamento e, caso este planejamento obtenha aprovação pela Auditoria Socioeconômica e pelos compromitentes, os projetos serão, em seguida, executados pela mineradora.

 

O projeto prevê que as 1.502 casas populares sejam construídas em 11 municípios: Biquinhas, Brumadinho, Florestal, Fortuna de Minas, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas, Pequi, São Gonçalo do Abaeté.

 

As 78 usinas fotovoltaicas devem ser erguidas em 15 cidades: Biquinhas, Caetanópolis, Curvelo, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Morada Nova de Minas, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São José da Varginha.

 

As sete creches devem ser construídas em cinco municípios: Caetanópolis, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Papagaios.

 

O acordo judicial objetiva a reparação dos danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho. Nesse desastre, 272 pessoas morreram e milhares de quilômetros da natureza foram destruídos, o que gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e todo o Estado.

 

Com informações do Governo de Minas  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)