Quem está acostumado a andar pela cidade já notou o aumento de radares. Os motoristas de Belo Horizonte devem ficar atentos à sinalização, oito novos radares de fiscalização começaram a operar na terça-feira (22/3) da semana passada e, a partir desta quinta-feira (31/3), mais um local entra em operação com equipamento de fiscalização eletrônica na capital mineira.
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Calorão! Temperatura em BH pode chegar aos 33ºC com chuva à tardeComitê de Enfrentamento à Covid-19 é encerrado em BHVeja onde ficam os onze novos radares de BHVeja onde ficam os novos radares de BHOnde estão os sete novos radares em BHVeja onde ficam os novos radares de BHMarço de 2022 foi o segundo mais seco da história de BHCentro-Sul de BH registra 51% do volume de chuva esperado para abril, em 5hEntregadores por aplicativo prometem paralisação em BH nesta sexta-feiraBetim em alerta com a incidência do mosquito Aedes aegyptiA medida visa proporcionar mais segurança a pedestres, ciclistas e motoristas. Além disso, os equipamentos com a função de fiscalização de faixa exclusiva têm o objetivo de priorizar a circulação dos transportes públicos por ônibus, diminuindo o tempo dos itinerários.
"Os equipamentos com a função de fiscalização de trânsito de veículos não autorizados em faixas de circulação exclusiva (DIF), visam priorizar a circulação dos ônibus, criando melhores condições de tráfego para os veículos do transporte coletivo gerenciados pela BHTRANS, aumentando o conforto e diminuindo os tempos dos itinerários, e promovendo a segurança viária aos usuários do sistema" informou a Prefeitura de Belo Horizonte.
Em fevereiro, a empresa de transportes já havia instalado 11 novos radares na capital mineira, em áreas críticas para acidentes da capital.
Veja os endereços dos novos radares:
1. Avenida Dom Pedro I, lado oposto ao Nº 1.300, pista do MOVE (Sentido Bairro / Centro)
- DIF - Detector de Invasão Faixa Exclusiva
2. Avenida Cristiano Machado, esquina com a Rua Dom Leme, pista do MOVE (Sentido Bairro / Centro)
- DAS - Detector de Avanço Semáforo
3. Avenida Dom Pedro I, Nº 2.177, pista do MOVE (Sentido Bairro / Centro)
- DAS - Detector de Avanço Semáforo
4. Avenida Cristiano Machado, Nº 2.150, pista do MOVE (Sentido Centro / Bairro)
- DAS+DPFP - Detector de Avanço Semáforo Detector Parada sobre Faixa de Pedestres
5. Avenida do Contorno, esquina com a Rua Espírito Santo (Sentido Centro / Barro Preto)
- DAS DPFP - Detector de Avanço Semáforo Detector Parada sobre Faixa de Pedestres
6. Rua Espírito Santo, esquina com a Avenida do Contorno (Sentido Centro / Bairro)
- DAS DPFP - Detector de Avanço Semáforo Detector Parada sobre Faixa de Pedestres
7. Avenida Dom Pedro I, Nº 2.062, pista mista (Sentido Centro / Bairro)
- DAS DPFP - Detector de Avanço Semáforo Detector Parada sobre Faixa de Pedestres
8. Avenida Presidente Antônio Carlos, entre Rua Formiga e Viaduto Angola, pista MOVE (Sentido Centro / Bairro e Sentido Bairro / Centro)
- DAS DPFP - Detector de Avanço Semáforo Detector Parada sobre Faixa de Pedestres
9. Avenida Silva Lobo, esquina com Rua Platina (Sentido Calafate / Nova Suissa e Sentindo Nova Suissa / Calafate)
- DAS DPFP - Detector de Avanço Semáforo Detector Parada sobre Faixa de Pedestres
Atualmente, a capital já soma 377 radares ativos, que realizam o monitoramento de 998 faixas, em 339 locais.
Para conferir a lista completa de radares na capital com a localização, acesse o Portal da Prefeitura.
Frota e acidentes
Dados apresentados pela companhia mostram que em mais de 20 anos, entre 1999 e 2020, a frota de veículos licenciados na capital mais que triplicou, passando de pouco mais de 655 mil em 1999 para mais de 2,2 milhões de veículos em 2020.
Porém, a taxa de mortalidade, que representa o número de mortes para cada 10 mil veículos, passou de 5,98 em 1999, para 0,51 em 2019.
A taxa de atropelamento por 10 mil veículos passou de 68,50 em 1999, para 4,88 em 2020. O número total de atropelamentos neste mesmo período foi reduzido em 75.8%, passando de 4.488 registrados em 1999 para 1.082 em 2020.
Para a BHTrans, os números também se mostraram satisfatórios em relação à taxa de severidade, que considera o número de mortos para cada 1 mil acidentes de trânsito registrados. Esta última passou de 34,13 em 1999 para 10,64 em 2020.
O número total de vítimas fatais neste mesmo período foi reduzido em 71%, passando de 392 registros em 1999 para 113 em 2020. Já o número de vítimas não fatais não teve muita alteração ao longo dos anos. Em 1999 foram registrados 13.256 acidentes não fatais e 12.544 em 2020.
O número total de acidentes de trânsito, proporcionalmente à evolução da frota de veículos, também diminuiu. Em 1999, por exemplo, verificava-se uma média de 1 acidente para cada 57 veículos da frota licenciada de BH, passando para 1 acidente para cada 209 veículos em 2020.
A PBH ressalta que diversos aparelhos foram desligados no ano de 2020 em função de término contratual, e estão sendo reinstalados somente neste ano, a partir da assinatura de novos contratos.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais