Apesar de a pandemia da COVID-19 em Uberaba estar relativamente controlada, após consideráveis reduções nos números de mortes, internações e novos casos por dia, neste momento, cerca de metade dos uberabenses ainda não procuraram a dose de reforço da vacina contra a doença.
Leia Mais
COVID: Minas encerra março com cerca de 2,9 mil novos casos em 24 horasUberaba quer registrar Espiritismo como patrimônio cultural imaterialAlunos poderão denunciar constrangimento por não uso de máscaraMG registra 29 mortes e mais de 3 mil casos confirmados em 24 horas COVID: BH segue acima de mil novos casos diários da doençaSegundo informações do Vacinômetro da cidade, atualizado nesta quinta-feira (31/3), a terceira dose da vacina foi aplicada, até o momento, em 51,83% das pessoas acima de 18 anos.
Além disso, no início dessa semana, após quase dez dias sem registrar mortes causadas pela doença, o município voltou a contabilizar óbitos, sendo que um (mulher de 86 anos) ocorreu na última segunda-feira (28/3) e outro (mulher de 66 anos), ontem (30/3).
Alento
Por outro lado, nesse mês de março caiu, consideravelmente, os números de novos casos e mortes por dia. O que também reduziu drasticamente foi o número de pessoas internadas.
Enquanto no final do mês de fevereiro haviam 52 pessoas com a COVID-19 internadas em hospitais de Uberaba, sendo 26 na ala de enfermaria e 26 em UTIs, neste momento há apenas cinco pessoas internadas, sendo todas na rede pública (dois pacientes na ala de UTI e três na de enfermaria).
Com relação ao comparativo dos números de casos positivos e mortes em Uberaba nos últimos dois meses, em fevereiro foram registrados 13.108 casos positivos e 93 mortes. Já entre os dias 1º e 30 de março, foram contabilizados 2.042 novos casos e 25 óbitos.
A importância da terceira dose
A Secretaria de Estado de Saúde ressaltou, por meio de nota, que a importância da imunização da terceira dose da vacina contra a COVID-19 está ligada ao aumento do número de anticorpos, o que evita o surgimento de novas variantes.