Imagens flagradas de um homem agredindo um cachorro com barra de ferro, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, estão repercutindo nas redes sociais. O registro foi feito por uma câmera de segurança instalada por moradores do Bairro Prolongamento Icaraí, após animais aparecerem feridos na região. A intenção era identificar o agressor.
Leia Mais
MPMG investigará denúncia de maus-tratos e mortes de animaisCães em situação de maus-tratos cujo sangue era vendido são resgatadosPM recebeu 942 denúncias de maus-tratos contra animais em JF em 2021Homem faz dívida de R$ 200 e mata concunhado que cobrou pagamento em MinasMãe fere filho com facada após ele se negar a dar dinheiro a elaJovem é sequestrada e tem os cabelos cortados por casal em Três PontasPolícia investiga divulgação de fotos íntimas de adolescente em cartazesO cachorro, que vive na rua, foi, inicialmente, socorrido pelos próprios moradores. Habitualmente ele é cuidado pelos vizinhos que o alimentam e dão água.
A Comissão de Bem Estar e Proteção Animal da Câmara Municipal recebeu a denúncia. O presidente, vereador Flávio Marra (Patriota), foi até o local, resgatou o cão e levou o animal para uma clínica veterinária. Ele está fora de perigo.
O parlamentar esteve, nessa quinta-feira, na delegacia onde acompanhou a ratificação da prisão do suspeito. “A gente torce para que essa lei de maus-tratos sirva como exemplo e que ele fique preso, onde ele deve ficar (...) Era um animal dócil, que todos cuidam”, relatou.
Ainda segundo o parlamentar, o homem tem outras passagens pela polícia. “Ele não é réu primário, é a terceira ou quarta atrocidade que ele faz”, informou. Ele já foi detido por lesão corporal.
Penalidade
A prática de abuso e maus-tratos a animais pode ser punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. O crime está previsto no artigo 32 da lei 9.605. Em caso de morte do animal, a pena pode ser ampliada de 1/6 a 1/3.