A Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, desobrigou o uso de máscaras em locais abertos e fechados na cidade. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (1º), no Diário Oficial do Município, e considerou a redução dos óbitos e casos confirmados de Covid-19 e o avanço da vacinação contra a doença.
Leia Mais
Minas registra 30 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas COVID: Minas vai começar a vacinar idosos acima de 70 anos com a 4ª dose BH registra quase 2 mil casos de COVID-19 em 24h; índices estão verdesMontes Claros desobriga uso de máscaras em locais abertos e fechadosVeja o boletim de casos e mortes por COVID-19 em MG deste domingo (3/4)No entanto, a administração municipal ressalta que trabalhadores de saúde em ambiente de trabalho, pessoas com sintomas ou diagnóstico positivo de Covid-19 e pacientes com comorbidades devem continuar com o uso da máscara.
Mesmo com o decreto, a flexibilização também não vale para os aeroportos, segundo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Dentro das aeronaves e nos terminais aeroportuários, só será permitido retirar a máscara para hidratação ou para alimentar crianças com idade inferior a doze anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial. Quando estes mesmos passageiros precisarem se hidratar ou alimentar fora das aeronaves, devem observar o distanciamento mínimo de um metro em relação aos demais viajantes.
Pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da proteção e crianças com menos de três anos de idade não são obrigadas a usar a proteção facial”.
Vacinação na cidade
Governador Valadares tem 69% da população com a cobertura vacinal completa contra a Covid-19, segundo dados divulgados pela prefeitura nesta sexta-feira (1º). Mais de 89 mil pessoas já tomaram a dose de reforço na cidade.
O município do Vale do Rio Doce já iniciou a aplicação da 4ª dose para os idosos acima de 80 anos na terça-feira passada (29).