Jornal Estado de Minas

PATRIMÔNIO

Restaurada, capela do século 19 reabre em Lagoa Santa

Um espaço sagrado do fim do século 19 é reaberto à comunidade de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após 12 anos de portas fechadas, a Capela Nossa Senhora da Conceição, tombada pelo município e localizada no Morro do Cruzeiro, volta a receber os fiéis para celebrações e também visitantes interessados em contemplar, do alto,  “uma das vistas mais bonitas do município”, segundo o titular da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (à qual o templo está vinculado), padre Ednei Almeida Costa.





Na quinta-feira (31), o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a missa de reinauguração. O trabalho para restauração do templo começou em 2018, com a chegada do pároco Ednei a Lagoa Santa e entendimentos com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), contando, para a obra, com recursos do município. “Temos um bom diálogo com a prefeitura”, diz o padre com satisfação.

“Houve mobilização de toda a comunidade para a reabertura da capela. Conseguimos, com licença do Conselho Municipal de Cultura, auxílio do Memorial da Arquidiocese de BH e decisão judicial para o restauro integral da igreja, fazer a revisão de toda a parte elétrica, troca de parte do piso e pintura. Agora, vamos lutar para recuperar os elementos artísticos”.

(foto: PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE/DIVULGAÇÃO)
Em nota divulgada pela Arquidiocese de BH, está o depoimento da designer Júlia Pinheiro, moradora há 40 anos de Lagoa Santa e emocionada ao ver a capela restaurada. Quando criança, ela foi consagrada a Nossa Senhora da Conceição em uma cerimônia tão marcante, que guarda na memória. “Um sonho de tantos anos, a gente fica até sem palavras de ver a capela assim”, disse Júlia, que acompanhou de perto o processo de restauro e gostou de ver preservadas as características originais do templo.

Campo de futebol 


A comunidade, onde está a Capela Nossa Senhora da Conceição, fica numa região “muito carente”, segundo o padre Ednei, estando nos planos da paróquia buscar recursos para melhorar o campo de futebol da região com iluminação, banheiro, gramado, alambrado, entre outros benefícios.