De acordo com o governo de Minas, "nos meses de janeiro e fevereiro, a companhia concedeu benefícios que somam mais de R$ 4 milhões, considerando isenções de tarifa e devoluções - que são os casos de clientes que já tinham efetuado o pagamento de sua conta quando a medida foi anunciada", disse a nota.
Ainda conforme o executivo, "ao todo, 26.919 clientes foram beneficiados, sendo a maior parte consumidores residenciais que tiveram suas casas destruídas ou parcialmente danificadas pelas chuvas. Os demais imóveis beneficiados pela isenção incluem aqueles classificados como social ou de uso comercial, industrial e público. Clientes da categoria social receberão o benefício até este mês".
Os contemplados fazem parte dos municípios em que a Defesa Civil de Minas reconheceu os decretos de estado de emergência/calamidade por causa das chuvas.
Aqueles clientes que estão com a conta de água em atraso e parcelaram a dívida tiveram o pagamento das parcelas suspenso por dois meses, sem juros e encargos, para as categorias residenciais, comerciais e industriais. Para a categoria social estes parcelamentos foram suspensos por quatro meses, também sem juros e encargos.