O Norte de Minas passou a contar com o seu primeiro serviço de internação hospitalar de crianças com casos graves. Foi inaugurada nesta segunda-feira (11/4) a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do Hospital de Clínicas Doutor Mário Ribeiro, vinculado ao Centro Universitário Funorte (Faculdades Unidas Norte de Minas), de Montes Claros.
Leia Mais
Santa Casa de Montes Claros recorre à arte para humanizar ambiente hospitalarMontes Claros desobriga uso de máscaras em locais abertos e fechados1.200 vagas: entidade oferece cursos gratuitos em Montes ClarosHospital do Ipsemg não tem profissional para ultrassom, denuncia casal
A UTI Pediátrica do Hospital Mário Ribeiro conta com 12 leitos, sendo 10 deles credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dois leitos para atendimentos particulares e convênios.
De acordo com o Centro Universitário Funorte, foram investidos cerca de R$ 1,8 milhão na implantação da UTI, considerando os equipamentos e obras físicas, além do treinamento e capacitação da equipe médicos e enfermeiros.
A unidade vai atender crianças desde o primeiro mês de vida aos 13 anos, que apresentarem quadro grave com necessidade de suporte à vida, como equipamentos de monitoração, tratamento intensivo e ventilação mecânica (intubação).
A solenidade de inauguração contou com a participação da diretoria do Centro Universitário Funorte, de médicos e enfermeiros responsáveis pela implantação do novo serviço e convidados.
Ao falar dos esforços para a implantação de UTI pediatria, o fundador da Funorte, Ruy Muniz, destacou o empenho da secretária Municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, para o credenciamento do serviço junto ao SUS, o que vai permitir o atendimento gratuito à população.
Foram prestadas homenagens aos médicos pediatras Itagiba de Castro Filho, conselheiro do Conselho Regional de Minas (CRM-MG) e Eduardo Avelino, ex-secretário Municipal de Saúde de Montes Claros.
A UTI Pediátrica recebeu o nome de Eduardo Avelino. A coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, a médica Cyndi Machado Melo Rodrigues, disse que o serviço especializado vai atender os casos graves de crianças dos 89 municípios da macrorregião Norte de Minas. Ela explicou que o encaminhamento dos pacientes será feito pelos médicos dos municípios da área de abrangência por meio da central de regulação de vagas hospitalares do SUS.
"O sonho é um desejo da alma. Neste caso, com esta UTI pediátrica, temos um sonho que proporcionou a realidade", afirmou Cyndi Machado, ao destacar da unidade de tratamento intensivo para salvar as vidas de crianças na região.
Ela destacou que, até então, devido à falta de uma UTI pediatria no Norte de Minas, muitos casos graves de crianças com necessidade de equipamentos de suporte à vida precisavam ser enviados para UTIs de hospitais de Belo Horizonte.
"O tempo é um fator determinante para salvar vidas nos quadros graves de crianças que precisam de UTI . Agora, esse atendimento poderá ser feito mais rapidamente na nossa região, com todos os equipamentos necessários e equipes treinadas", avalia Cyndi Machado.