Moradores da capital mineira que apresentarem quadro assintomático ou sintomas gripais leves a moderados poderão fazer, gratuitamente, o teste de COVID-19. A medida foi decretada nessa segunda-feira (11) pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Segundo a PBH, os exames serão feitos, exclusivamente, nas centrais de testagem das universidades parceiras, localizadas em Belo Horizonte. Para as pessoas que apresentam quadro gripal, como já estabelecido, os testes também continuarão sendo feitos em toda a rede municipal.
Leia Mais
PF inaugura nova sede para emissão de passaportes em BHBH terá dia de muito calor e baixa umidade; confira Estudantes protestam contra ação violenta de seguranças na PUC MinasVeja os horários para doação de sangue no Hemominas durante a Semana SantaDono de barragem que se rompeu no Sul de Minas é denunciado pelo MPPasso a passo
O cidadão, para agendar o horário, deverá ter cadastro no sistema de dados da PBH — caso não tenha, será necessário preencher o formulário eletrônico. Na sequência, basta digitar o CPF, a data de nascimento e selecionar a opção ‘entrar’.Após o processo, será possível marcar o teste, escolhendo a data, o horário e o local. As opções estarão de acordo com a disponibilidade. O usuário vai receber a confirmação por e-mail com o nome da unidade de testagem escolhida.
O resultado será repassado cerca de 20 minutos após a coleta, pessoalmente e com as devidas orientações. De janeiro a março de 2022, as universidades parceiras fizeram mais de 27 mil testes.
Centrais de testagem
- FAMINAS-BH: Avenida Cristiano Machado 12.001 - Vila Clóris (8h às 17h)
- Faculdade Pitágoras: Rua dos Aimorés, 1.300 - Funcionários (8h às 17h)
- UniBH Buritis: Rua Líbero Leoni, 259, Portaria 2 - Buritis (8h às 16h30)
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.