Na celebração, o Arcebispo lavou os pés de professores e educadores, com orações para que o campo educacional seja mais valorizado. O gesto foi inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade e Educação.
O professor Paulo Henrique de Souza participou da celebração e foi um dos educadores com os pés lavados pelo Arcebispo. “Fiquei muito honrado com o momento. Extremamente emocionado. Perceber que a autoridade máxima da igreja aqui de Belo Horizonte fez esse ato de humildade foi realmente incrível”.
Luiz Antonio dos Santos aguarda as celebrações da Semana Santa com entusiasmo desde que era pequeno. “Não perco esse momento por nada. Sou levado pelos meus pais desde criança à missa de Lava-pés. Vejo o grande e importante papel de sermos humildes”, disse ele.
Luiz foi acompanhado de sua esposa, Kellen Rose, e se emocionou com a celebração feita por Dom Walmor. “A leveza que ele se expressa e a clareza das palavras engrandece muito nossos corações”.
Em 2020, a celebração foi feita e transmitida ao vivo devido à pandemia de COVID-19. No ano passado, era preciso agendar e confirmar presença para participar da missa devido ao distanciamento social. Em 2022, não foi preciso o agendamento, mas, segundo a assessoria da Arquidiocese, o uso de máscaras e o distanciamento foi obrigatório.