Todos os anos, cerca de 4 mil pessoas chegam logo cedo, na Sexta-feira da Paixão, em frente ao estabelecimento de Afonso Teixeira, uma distribuidora de gelo no Bairro Bonfim, na Região Noroeste de Belo Horizonte, para garantir o peixe para o almoço que antecede a Páscoa. O empresário, de 65 anos, é quem coordena a iniciativa que acontece desde a década de 1980, e a cada Semana Santa distribui entre cinco a seis toneladas do produto, na conhecida Praça do Peixe.
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Erandina Vicente Martins, de 78 anos, marca presença todos os anos para buscar o peixe. E conta que é uma ajuda preciosa no cardápio da Sexta-feira da Paixão. "Vou fazer um pouco hoje e o restante vai para a geladeira para ir comendo de pouco aos poucos."
Andreia Carvalho, de 52, chegou ao local vinda de Roça Grande, em Sabará, depois que uma vizinha falou sobre a distribuição dos peixes. Ele recebeu uma peça de cavalinha. "É bom e saudável. E, como estou desempregada, não dispenso a ajuda", conta.
A rua do peixe
A região é conhecida por reunir diversos estabelecimentos especializados em pescados e frutos do mar. Nas peixarias espalhadas pela Rua Bonfim, o movimento era grande nessa manhã. Ezequiel José Barbosa, de 44 anos, esperava na fila de uma das peixarias para garantir o almoço. "A Sexta-feira Santa é um dia livre para o descanso, mas também para refletir sobre Cristo, que veio nos salvar. Ao mesmo tempo em que estou na fila esperando para comprar o peixe, estou refletindo sobre esse grande mestre que nos ensinou a viver e amar", afirma.
Ricardo Rodrigues, de 59, preferiu deixar para comprar o peixe de última hora esperando que os preços pudessem estar mais baixos. Mas não vai ter bacalhau. "O bacalhau está muito salgado. Vamos fazer uma moqueca com postas de peixe e camarão. Achamos o camarão em um bom valor, e também tem peixe frito de petisco", conta.
Tiago Antunes Guerreiro é gerente da da Oceânica Pescados. Ele comemora o bom movimento e o volume de vendas. "Não estávamos acreditando no comércio de peixes e frutos do mar, devido a essa alta dos preços , mas a saída está muito boa."
No topo da lista da preferência dos clientes, o bacalhau tem mesmo lugar cativo, seguido do salmão. "A expectativa era de aumento no faturamento entre 20% a 30% em relação a 2021, mas devemos chegar a 50%", avalia.