Uma idosa de 81 anos foi atacada por um cachorro da raça pitbull em Três Pontas, no Sul de Minas. O caso aconteceu nessa sexta-feira (15/04) depois que o animal fugiu de casa. Moradores do local precisaram agredir o animal para salvar a idosa. A tutora do cão foi levada para a Delegacia de Polícia Civil.
Leia Mais
Mulher salva a filha de ataque de Pitbull; criança está internadaPitbulls vítimas de maus-tratos são resgatados pela polícia em SabaráIdosa tem braço dilacerado após ataques de dois pitbulls, em GuaxupéPitbull foge e ataca criança na rua; tutora é detidaAtaques de pitbull: Minas registra oito ocorrências em dois meses Adolescente bate o carro, e pai morre em Três PontasAcidente entre caminhão e duas motos mata casal em UberabaAs imagens ainda registram que quando ela é atacada, uma pessoa bem próxima se afasta do local. Na sequência, um carro para e dá ré ao perceber o que está acontecendo. O motorista desce, enquanto outro carro também para no local.
O motorista que deu ré é Altair José Bernardo, que ajudou no socorro. "Eu estava passando quando vi a senhora sendo atacada. Ele pulou no peito dela e já agarrou no rosto. Peguei o extintor e fui dando nele. Na quarta que eu dei, ele soltou a senhora", conta Altair.
Outros vizinhos também saíram das casas para tentar ajudar. "O senhor abriu o portão, o cachorro dele saiu e também foi atacado. Pegou na garganta do animal. O dono pegou um purrete", afirma Altair.
Segundo Altair, a cena foi desesperadora. "Se não tivesse gente na rua, ele tinha matado ela. Só não matou porque não pegou na garganta", disse.
A Polícia Militar e o Samu foram acionados. Amélia Maria de Jesus Souza, de 81 anos, foi socorrida e levada ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). A vítima teve vários ferimentos graves no rosto e no corpo. A idosa precisou ser transferida para o Hospital São Francisco de Assis, onde segue internada. Familiares preferiram não dar detalhes sobre o caso.
Segundo a Polícia Militar, o cão teria fugido pelo portão da casa de sua tutora e atacado a idosa, que passava pelo local. A mulher foi levada para a Delegacia de Polícia Civil. Ela foi ouvida e liberada, mas pode responder pelo crime de omissão de cautela na guarda ou condução de animais. A pena varia de dois a cinco anos de prisão.
"A proprietária relatou que havia um vão entre o portão da casa dela e que tem três animais da raça pitbull. Sendo que os três saíram para a rua. Ela conseguiu colocar dois para dentro de casa e um atacou essa senhora", disse a sargento da PM, Juliana Naves.
Ainda segundo a PM, o animal ficou bastante machucado e foi sacrificado. A Polícia Militar faz um alerta para as pessoas que têm cães da raça pitbull. "Eles podem andar pelas ruas desde que estejam com as focinheiras", afirma.
Ataques em crianças
Ainda em Três Pontas, em fevereiro deste ano, uma criança de apenas três anos foi atacada por um cão da raça pitbull. O caso aconteceu no Bairro Catumbi e também foi flagrado por câmeras de segurança.
A menina estava acompanhada da babá quando foi atacada. De acordo com a Polícia Militar, a ela foi socorrida por populares e quando os militares chegaram, encontraram o pitbull amarrado, mas sem ferimentos. Nesse caso, o dono do animal não foi localizado.
A vítima foi salva pelo professor de jiu jitsu que mora no local e ouviu a movimentação. Por sorte, a menina teve ferimentos leves.
Já em Passos, a vítima foi uma menina de 7 anos, no último sábado (09/04). Segundo a mãe da criança, Jerusa Rita Cardoso Bernardes, a filha foi atacada após a vizinha abrir o portão da casa e o animal fugir no Bairro Serra Verde. A menina teve ferimentos graves no rosto.