Para fortalecer a imunização dos pequenos, a Prefeitura de Belo Horizonte promove ações estratégicas de vacinação nesta quinta-feira (21/4). Crianças de 5 a 11 anos podem se vacinar contra a COVID-19 enquanto se divertem em dois parques da cidade, para a primeira ou segunda dose.
Leia Mais
Vai viajar no feriadão? Confira como fica o clima nos principais destinosCaixa libera saques do FGTS a partir desta quarta-feira (20/4)Maioria dos adolescentes quer votar neste anoGuarda Municipal terá unidade especial de crimes ambientais em BH Zoológico de BH terá food trucks e ambulantes a partir deste feriadoReajuste retroativo será pago a servidores de MG em junho Hospital Infantil João Paulo II receberá 15 novos pediatras na equipeCom 'feriadões' consecutivos, Confins espera ter quase 300 mil passageirosNa capital, mais de 60% das crianças já receberam a primeira dose, e a baixa procura pela segunda aplicação é preocupante. Segundo dados da PBH, a cobertura vacinal em relação à segunda dose está em 33,1%.
“Durante este feriado vamos disponibilizar a vacinação em dois locais estratégicos, com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas para a atualização da situação vacinal das crianças. É muito importante que os pais ou responsáveis se conscientizem e levem os filhos, já que com a vacina é possível evitar as formas mais graves da Covid-19”, contou, em nota, a secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro.
Documentos necessários
É importante lembrar que para entrar no Parque Mangabeiras é preciso estar em dia com a vacinação de febre amarela, e ela não pode ter sido aplicada a menos de 10 dias. Aqueles que não estiverem com o comprovante podem preencher uma declaração no local. Como bebês com menos de 9 meses não podem se vacinar contra a febre amarela, também não podem entrar no Parque.
Para a vacinação contra a COVID, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis, e levar o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina, preferencialmente. Se o pequeno estiver acompanhado por outra pessoa, é necessário que leve uma declaração preenchida e assinada pelos responsáveis legais autorizando a vacinação.
Campanha de vacinação no feriado
Na sexta-feira (22/4), a campanha de vacinação para todos os públicos foi retomada nos Centros de Saúde, pontos de drive-thru, shoppings e drogarias. As pessoas podem se vacinar contra a Covid-19 e contra a gripe, além das vacinas de rotina que serão aplicadas normalmente.
Podem se vacinar contra a gripe os trabalhadores de saúde e pessoas com mais de 60 anos. Demais públicos serão convocados conforme a chegada de novas doses do imunizante. Os locais de vacinação do dia 22/4 podem ser consultados no site da PBH.
No sábado (23/4), a vacinação será exclusiva contra a Gripe, e haverá campanha nas drogarias Araújo e Droga Clara, entre 8h e 12h. Serão distribuídas senhas em caso de fila. A partir de segunda-feira (25/4), o funcionamento dos Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru é retomado e as aplicações de vacina contra a COVID e Gripe acontecem normalmente, com ações de repescagem para grupos já convocados.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.