Programa completo para muitas famílias da capital mineira neste sábado, feriado de 21 de abril: passear no parque, andar ao ar livre e ainda proteger a criançada contra a COVID-19. Nas ações de repescagem para vacinação do público infantil, com a primeira ou segunda dose e foco nos meninos e meninas de 5 a 11 anos, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu espaço para aplicação do imunizante no Parque Municipal das Mangabeiras, na Região Centro-Sul da cidade, e Guanabara, na Pampulha.
Leia Mais
Quarta-feira abre feriadão com movimento intenso na rodoviária de BHHospital Infantil João Paulo II receberá 15 novos pediatras na equipeVai viajar? Veja onde estão os pontos de interdições nas rodovias mineirasVacinação contra COVID será retomada em Belo Horizonte nesta sexta (22/4)Erosão interrompe viagens do trem de passageiros de Vitória a Minas Mesmo fora de época, foliões de BH se reúnem para aproveitar o carnavalCOVID-19: Uberaba completa 15 dias sem mortes pela doençaUberlândia: obras do Anel Viário devem recomeçar em maio, mas há entravesPC apreende drogas do Paraguai estimadas em R$ 500 mil, que abasteceriam JFSegundo a PBH, o horário de funcionamento em cada um dos locais é distinto, sendo das 9h às 15h no Parque das Mangabeiras, e das 11h às 17h, no Parque Guanabara. Em nota, as autoridades municipais informam que "a mobilização é para aumentar a cobertura vacinal do público que, no momento, está em 33,1% em relação à segunda dose".
Morador do Bairro Serra, na Região Centro-Sul de BH, o casal Roberto Tavares Pinto Coelho, administrador, e Carolina Franco Pinto Coelho, dentista, levou o filho Rafael Franco Pinto Coelho, de 5 anos, para receber a primeira dose. O local escolhido foi o Parque das Mangabeiras. "É importante para proteger contra a COVID", disse o garoto, brincando que "só doeu um pouquinho".
Junto a Rafael, estavam os outros filhos do casal - Eduardo, de 8, que já recebeu duas doses, e Guilherme, de 3, à espera da sua vez. "Foi ótima a ideia de aplicação da vacina no parque. Os meninos jogaram bola, andaram de bicicleta e viram os peixes. A imunização é muito importante para a saúde de todos", contou Roberto.
O servidor público Carlos Eduardo Costa Meira, morador do Bairro Gutierrez, na Região Oeste da capital, acompanhou o filho Henrique Cerqueira Meira, de 9, para a segunda dose. Ele também gostou da escolha do Parque das Mangabeiras. "Estava bem cheio, e o bom é que as crianças podem fazer outras atividades, além de se protegerem contra a doença", disse Carlos Eduardo.
Ampliação
A secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, explicou a escolha dos espaços considerados estratégicos. "O objetivo é ampliar o acesso das pessoas para atualização da situação vacinal das crianças. É muito importante que os pais ou responsáveis se conscientizem e levem os filhos, pois, com a vacina, é possível evitar as formas mais graves da COVID-19".
Conforme a PBH, para acesso ao Parque das Mangabeiras é necessária a vacinação contra a febre amarela, com data mínima de 10 dias anteriores à visita. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração no local. Menores de nove meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar os espaços.
Para a imunização, as crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é preciso apresentar o termo de autorização para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.
Calendário
Na sexta-feira, 22, será retomada a vacinação para todos os públicos nos centros de Saúde, pontos de drive-thru, shoppings e drogarias. Os usuários poderão receber os imunizantes contra a COVID-19 e Gripe. As vacinas de rotina também serão aplicadas normalmente nas unidades de saúde nesta data.
No sábado, 23, haverá vacinação exclusivamente contra a gripe nas drogarias Araujo e Droga Clara, com funcionamento de 8h às 12h. Em caso de fila, serão distribuídas senhas, sendo uma por usuário. Na segunda-feira, 25, as aplicações contra a COVID-19 e Gripe serão retomadas nos Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru.
A PBH informa ainda que a vacina contra a gripe para os idosos de 60 anos e mais continua disponível para essa faixa etária. Os trabalhadores de saúde também estão recebendo o imunizante. As convocações dos demais grupos que fazem parte do público-alvo continuarão a ser feitas de forma escalonada, com chamamentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde à medida que o município receber doses da vacina.
Durante a próxima semana, serão realizadas ações diárias de repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose. Os critérios e documentos necessários para a vacinação de cada público podem ser verificados no portal da PBH.