"A Polícia Civil já tomou conhecimento do fato e todas as providências estão sendo adotadas para apuração e responsabilização criminal. Outras informações serão fornecidas em momento oportuno", informou em nota.
Várias ofensas foram feitas, de acordo com a Polícia Militar (PM). "Seu lugar é no tronco, macaco, estúpido, lugar seu é com sua gente, na cezala (sic)". "Volta para sua jaula, gorila. Volta pro licho de anafabetos (sic) que você veio. Preto sujo", dizia outro. "Lugar de preto não é na limpeza, é na sesala (sic)", afirmava outro.
A denúncia foi registrada pela síndica do condomínio. Os ataques teriam começado na última quarta-feira (20/4), quando um dos funcionários do residencial visualizou um cartaz com as ofensas.
Naquele dia, uma ocorrência teria sido registrada por um trabalhador do local, que se sentiu ofendido. Ele teria retornado ao trabalho no último sábado e encontrado outro cartaz afixado com as ofensas.
"Sofra as consequências, viado, preto. Ou você sai daqui, o resto toma banho de cloro, africano. Bons tempos eram quando pessoas como você sabiam do seu lugar, que é no tronco, macaco, estúpido. Lugar seu é com sua gente, na cezala (sic). Seus amigos são sujos como você, lixo".
O que é racismo?
Desse modo, recusar ou impedir acesso a estabelecimentos, recusar atendimento, impedir ascensão profissional, praticar atos de violência, segregação ou qualquer outra atitude que inferiorize ou discrimine um cidadão motivada pelo preconceito de raça, de etnia ou de cor é enquadrado no crime de racismo pela Lei 7.716, de 1989.