Belo Horizonte receberá, na tarde desta quinta-feira (28/4), a apresentação gratuita de blocos de rua de carnaval em manifesto pela preservação da Serra do Curral, cartão-postal da cidade. O encontro acontecerá na Praça Raul Soares, a partir das 16h, com o tema "Tira o pé da nossa Serra".
O movimento é contrário à exploração mineral na serra e afirma que, caso a exploração seja iniciada, a Serra do Curral sofrerá graves danos. O plano da Tamisa inclui a exploração da região da Fazenda Ana da Cruz, que fica em Nova Lima, na divisa com a capital e próxima ao Pico Belo Horizonte, ponto mais alto da serra.
Leia Mais
Trio é preso com cerca de 1 tonelada de fios de cobre em Belo HorizonteTrabalhadores rurais abandonados vão passar mais um dia em Casa de PassagemVÍDEO: carreta de cerveja tomba na Fernão Dias e carga é saqueadaSerra do Curral vive semana decisiva para instalação de mineradora no localCopam autoriza mineradora na Serra do Curral; decisão saiu de madrugadaBrasil está entre países com mais universidades em ranking de impacto global; veja quaisQuarta-feira é de céu claro e sem previsão de chuva em BHNo Rio, título inédito com Exu na passarelaSertanejo à moda coreanaZema: uso de máscaras não será mais obrigatório em locais fechadosOperação na MG-020 recupera duas motos furtadas e prende suspeitoVia Liberdade passa em 3 estados e no DF
Entre os impactos previstos pelo movimento estão a destruição da biodiversidade na serra, que abriga quase 40 espécies de plantas e animais ameaçados de extinção; poluição do ar causada pelas explosões utilizadas para a extração do minério; a poluição sonora causada pela atividade mineradora em três turnos diários (manhã, tarde e madrugada); riscos de desabamentos ampliados pelas explosões e pela falta de vegetação que evita a erosão do solo; além da morte de cursos d'água que nascem na região.
O impacto da poeira da mineração também é uma preocupação. Seguindo a mesma ideia de estar em uma região de corrente de ar em direção à capital, existe o receio de que pó de minério de ferro e dos procedimentos de extração cheguem até regiões centrais da cidade.