Mesmo com a liberação do uso de máscaras em locais fechados, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu por manter o uso da proteçãoI nos espaços universitário. Segundo a instituição, é necessário manter os cuidados para evitar a transmissão do vírus, principalmente no período de outono e inverno.
Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgar que o uso de máscaras em ambientes fechados não é mais obrigatório. Em nota à comunidade, a UFMG informou que, apesar do cenário epidemiológico atual apresentar redução progressiva nos índices da COVID-19, ainda é necessário manter medidas preventivas nos espaços universitários.
O comunicado foi feito nessa quarta-feira (27/4), após a "A avaliação do Comitê da UFMG de Enfrentamento ao Novo Coronavírus é a de que ainda é prudente manter os cuidados para evitar a transmissão do vírus. O período de outono e inverno aumenta a circulação de diversos vírus respiratórios e ainda não sabemos como será o impacto dessa sazonalidade na capacidade do nosso sistema de saúde, exausto e sobrecarregado pelas consequências diretas e indiretas da pandemia", ressaltou.
Além disso, a universidade ressaltou a importância de priorizar espaços abertos e bem ventilados e, em casos de sintomas de COVID-19, o afastamento das atividades presenciais.
Conforme o comunicado, o Comitê da UFMG de Enfrentamento ao Coronavírus permanecerá ativo, com o intuito de realizar vigilâncias epidemiológicas, com atenção à possibilidade do surgimento de novas variantes.