Considerado pelo Ministério da Saúde erradicado no Brasil em 2016, o sarampo voltou a infectar no país e em Minas Gerais em função da baixa adesão à vacina. Para incentivar a imunização das crianças de idade entre seis meses a cinco anos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, no próximo sábado (30/4), o Dia D de Mobilização, em que todas as Unidades Básicas de Saúde funcionarão para a aplicação da vacina.
8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo no dia 04/4, até o momento apenas 11% do público foi vacinado. O total estimado pelo estado é de 1.165.916 crianças, e somente 128.323 receberam a vacina até a última terça-feira (26/4).
Segundo dados da SES-MG, mesmo tendo iniciado a Outro público que também deve se imunizar é o de trabalhadores da saúde. Foram 130.148 pessoas vacinadas, em um total estimado de 606.091, o que representa 21,5%. A campanha segue até o dia 03/6, e ao todo, cerca de 85% do público-alvo ainda não se vacinou. A vacina que imuniza contra o sarampo é a chamada tríplice viral, de duas doses, e que vale também para rubéola e caxumba.
A última campanha, realizada em 2021, resultou com uma cobertura vacinal ainda abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é uma meta de 95%. Foram atingidas 79,82% das crianças de até 12 meses com a primeira dose (D1) e 64,52% das crianças de 15 meses com a segunda dose (D2).
Somente por meio da vacinação é possível interromper a circulação ativa do vírus no país, minimizar a carga da doença e proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência das infecções. Com o retorno das escolas e a liberação de máscaras, o ambiente se torna ainda mais favorável para a contaminação.
“As vacinas salvam vidas, por isso é tão importante manter o cartão de vacina atualizado. Pais e responsáveis devem levar as crianças para tomar a vacina e todos devem manter o cartão de vacina atualizado”, reforça a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão.
Sobre o Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Porém, é prevenível por meio da administração da vacina tríplice viral.
Em 2021, foram confirmados 668 casos de sarampo no país, e, em 2022, 9 até o momento. Em Minas, foram notificados 160 casos em 2019 e 24 casos em 2020. São informações do Boletim Epidemiológico nº 11 Volume 53, do Ministério da Saúde.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais