A Justiça Federal excluiu a área do Parque Linear do leilão do Governo Federal. o Parque fica na divisa do Belvedere, em BH, com o Vila da Serra, em Nova Lima.
A decisão saiu na noite de quinta-feira (28/04), assinada pelo juiz Mario de Paula Franco Junior, que ainda vai julgar o mérito da ação.
Na decisão, o juiz afirma que o leilão da União não atende ao interesse público e desconsidera o uso que já se faz do local, além de afetar diretamente a população que vive próximo ao espaço e sua destinação coletiva.
Leia Mais
Ônibus de dupla sertaneja é escoltado pela polícia após show ser canceladoCaminhão com pane complica trânsito no Anel RodoviárioPolícia prende três suspeitos de planejar assassinato na Grande BHIncêndio atinge Parque Linear no Belvedere, em Belo HorizonteTrês homens são presos em flagrante por furtos de cabos de semáforos em BHFinal de semana será de calor e sem possibilidade de chuva em BH e região
O presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires, comemorou a exclusão do Parque Linear do leilão.
“Diálogo é fundamental. Estamos lutando para preservar e criar o parque desde 2002, nossa luta continua. Queremos melhorar a qualidade de vida para todos. Recebemos a decisão do juiz com tranquilidade, sabíamos que o juiz conseguiria ver a importância do espaço para nossa população”.
O espaço seria leiloado em março para a iniciativa privada. Segundo a secretaria nacional de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, subordinada ao Ministério da Economia, havia 38 ofertas por glebas da área. Há informações de que o principal interessado era um consórcio de empresas da construção civil, com o objetivo de construir uma rodovia e prédios residendiais e comerciais, mas a Justiça proibiu a venda até a decisão final.
No dia 18 de abril, o juiz visitou o espaço na companhia de moradores de Belo Horizonte e Nova Lima, além de políticos das duas cidades.
Na ocasião, a população falou sobre a importância da área verde e demonstrou revolta com o risco de verticalização do espaço.