Os belo-horizontinos enfrentam dificuldades para chegar ao trabalho na manhã desta sexta-feira (29/4). Nessa quinta (28/4), o Consórcio Transfácil anunciou redução na quantidade viagens dos ônibus fora do horário de pico. Os passageiros, no entanto, relatam atrasos na oferta dos ônibus desde às 6h.
Na Estação São Gabriel, Região Nordeste da capital mineira, usuários dizem que a demora dos coletivos está fora do normal. "Eu sempre pego ônibus no mesmo horário, estou esperando já faz tempo", conta o lojista Mateus Silva, de 70 anos, que aguardava o Move no terminal desde às 7h.
Segundo ele, a redução na oferta dos ônibus começou ontem. "Na volta não tinha ônibus. Cheguei aqui no horário de sempre e fiquei mais de uma hora esperando", relata.
Prevendo o atraso, a cuidadora Nádia Maria Cruz, 59, saiu mais cedo de casa. "Já venho sentindo uma redução na circulação dos ônibus muito antes desse anúncio. Com a greve do metrô, ficou ainda pior. Quando chega no horário certo, ainda vai lotado", afirma.
O Consórcio Transfácil, formado pelas empresas que operam os coletivos da capital mineira, alegaram que a medida visa a adequar o número de viagens diárias à receita obtida pelo sistema de transporte público.
Segundo o grupo, o corte é necessário para "evitar o colapso total do serviço por falta de recursos financeiros".
Conforme os empresários, a tendência era de queda nos carros disponíveis entre 9h e 16h30.
Aos sábados e domingos, também haverá redução. As empresas vão ajustar o quadro de horários noturnos e, também, os intervalos entre as viagens feitas aos sábados, domingos e feriados.