Minas Gerais registou 210 novos casos e 22 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas, segundo dados do boletim epidemiológico desta segunda-feira (2/5), divulgados pela Secretária do Estado de Saúde (SES). Ontem, o estado não teve nenhuma morte e 309 pessoas testaram positivo para a doença.
Leia Mais
Caminhão atravessa pista e interdita trânsito na MG-030 nesta segunda (2)Deputado de BH tenta audiência para impedir mineração na Serra do CurralMaio Amarelo: campanha da PM de Minas alerta para os perigos no trânsito COVID: PBH convoca idosos com 60 anos ou mais para a 4ª dose da vacinaProcon Assembleia volta a funcionar presencialmente em BHHomem simula assalto a amigos e acaba morto em ação da PMApesar dos números, na última sexta-feira (29/4), o secretário de Saúde informou que Minas Gerais está com a pandemia controlada, pois, nos sete dias anteriores, tiveram 15 casos para cada 100 mil habitantes.
No mesmo período, 816 municípios do estado, dos 853, não registram nenhuma morte. Além disso, 781 cidades, quando observados os últimos 15 dias e 678 nos últimos 30 dias.
Decréscimo de mortes está relacionada a cobertura vacinal
Abril foi o mês deste ano que contabilizou menos mortes por COVID-19, o que permitiu que o uso de máscara fosse desobrigado em Minas, a partir desse domingo (1/5). Em BH, a mesma medida foi sancionada na última quinta-feira (28/4).
Conforme a SES, o avanço no combate da pandemia está relacionada a cobertura vacinal em Minas. Vários municípios já estão com mais de 70% da população com a dose de reforço tomada, segundo informação do médico Fábio Baccheretti, secretário de Saúde.
O vacinômetro indica que 17.611.189 mineiros já receberam a aplicação da primeira dose, o que corresponde a 87,7% da população total. Já a segunda dose e dose única foram tomadas por 83,36%, sendo 16.219.924 e 21.030 pessoas, respectivamente.
Entretanto, a primeira e a segunda dose de reforço ainda apresentam números inferiores. Enquanto somente 58,05% tomaram a terceira dose ou primeira de reforço, apenas 2,62% receberam a quarta dose ou segunda de reforço.
Vacina AntiCOVID
A vacina está disponível de segunda a sexta-feira. A repescagem ocorre para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose.
Na capital, os locais, critérios e documentos necessários para a vacinação de cada público podem ser consultados no site da Prefeitura de Belo Horizonte. Para cada público, há informações específicas sobre dias, horários e locais de vacinação na cidade.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?