Comprar por delivery pode ser bem prático na maioria das vezes, mas também pode causar alguns transtornos. Recentemente, diversos usuários do aplicativo iFood têm denunciado restaurantes que oficializam a compra e até mesmo marcam como entregue, mas o pedido nunca chega.
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Andreia comenta no mesmo estabelecimento: "Não entregaram, roubaram meu dinheiro, mandei um pix , restaurante não me respondeu, me deram o golpe. Estou só o ódio, povo safado, estelionato puro, não peçam nada porque é enganado. Cambada de ladrão", acusou a usuária.
Bernardo consente com o comentário, ele relata: "A impressão que me deu é que essa empresa pratica golpe; nem sequer existe. Simplesmente não enviaram meu pedido e não deram uma satisfação sequer".
Conforme apurado pela reportagem do Estado de Minas, dentre as 157 avaliações publicadas (até o momento de publicação desta reportagem), apenas dois comentários possuíam 5 e 4 estrelas, todos os outros tinham as mesmas reclamações: o pedido foi cobrado e não foi entregue.
No estabelecimento Sabor da Carne o cenário é o mesmo: de 282 avaliações, apenas três eram 5 estrelas - maior avaliação no aplicativo. Assim como no Churrascaria Sabor Mineiro, todos os usuários reclamavam da entrega.
"Simplesmente não entregaram e na cara de pau fui cobrado. Pedi às 14h o pedido, deu como entregue 18h29 e o iFood parece que está conivente pois não fez e não faz nada para resolver o problema. Sugiro fazermos um grupo de clientes lesados por essa loja e pelo iFood e entrarmos com um processo coletivo", exclamou Luciano.
"Cambada de caloteiros! O restaurante simplesmente não existe! Perdi meu dinheiro, não comprem nessa budega, ELE NÃO EXISTE!", relatou Liadan. "Eu não recebi o meu pedido e, além disso, não consegui falar com ninguém do restaurante ou do iFood. Fui pesquisar o CNPJ desse estabelecimento e não encontrei também. Não comprem nesse local! É golpe! iFood quero meu dinheiro de volta", denunciou Helthon.
Além dos supostos golpes semelhantes, os restaurantes têm outra característica igual: o endereço de ambos é praticamente o mesmo - Avenida Afonso Pena, 1005 e 1009, no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Além disso, ambos são pontuados como 'novos' na plataforma.
Em contato com o iFood, foi esclarecido à reportagem que para se cadastrar na plataforma, o estabelecimento precisa submeter dados como CNPJ ativo, CNAE, endereço, dados bancários da pessoa jurídica e os mesmos são verificados antes do ingresso do parceiro no aplicativo.
De acordo com a empresa, as informações dos restaurantes seriam encaminhadas para o setor responsável, com o intuito de descobrir a farsa desses estabelecimentos.
Confira na íntegra a nota de posicionamento do iFood:
"O iFood repudia desvios de conduta de qualquer usuário cadastrado no aplicativo, sejam consumidores, estabelecimentos parceiros ou entregadores independentes. A empresa possui um time interno especializado e dedicado para acompanhamento de atividades suspeitas em todo o país, e a tecnologia é utilizada para averiguação de dados, com a utilização de diferentes processos que permitem evitar e/ou direcionar quando há qualquer suspeita. Se a fraude for confirmada, o restaurante é descadastrado da plataforma e o caso também pode ser encaminhado para investigação das autoridades policiais".
A empresa pede aos usuários que, em casos de demora na entrega ou na ausência de comunicação com o restaurante, o cliente solicite o cancelamento do pedido pelo próprio aplicativo, clicando no pedido não entregue e depois em "Ajuda".
A reportagem tentou entrar em contato com ambos os estabelecimentos, mas não teve êxito.