O presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) Gilberto Castro não descartou a possibilidade de conseguir investimento de empresas privadas no Carnaval de Belo Horizonte. Na manhã desta quinta-feira (12/05), a Belotur anunciou investimento de cerca de R$ 3,7 milhões em ações para a reestruturação da cadeia produtiva do carnaval de rua da capital mineira.
Gilberto Castro afirmou que a Belotur pretende lançar um edital para buscar interessados em patrocinar as festas de rua dos próximos anos. “Apesar de vermos esse investimento retornar para a cidade de formas diferentes, a prefeitura vai buscar sim investimento de empresas privadas para os próximos anos”.
Gilberto ressaltou a importância do evento para os trabalhadores que se envolvem na festa. “Para quem acha que Carnaval é só festa, em 2020 nós tivemos 11 mil ambulantes cadastrados. Isso mostra a importância da festa neste momento de crise, quando a economia está tão prejudicada”.
A pandemia interrompeu um momento de crescimento no Carnaval belo-horizontino. Em sua última edição pré-COVID, quase 350 blocos e 390 cortejos desfilaram nas ruas da capital, movimentando cerca de 4,5 milhões de foliões durante o período, de acordo com a prefeitura. O Carnaval de 2023 será o retorno da festa depois de dois anos sem folia nas ruas.